sábado, 6 de setembro de 2014

Meninas ficam com pernas paralisadas após tomarem vacina contra HPV no litoral de SP

OMS informou que este tipo de reação é rara; especialistas dizem que vacina é segura
Menina é internada após tomar vacinaReprodução/Record

Pelo menos dez meninas ficaram com as pernas paralisadas, após tomarem a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano), em Bertioga, litoral de São Paulo. Elas tiveram formigamento nas pernas e foram encaminhadas a hospital da região.
Oito já foram liberadas e duas devem continuam internadas e realizarão exames neste sábado (6). Segundo a Prefeitura de Bertioga, o lote de vacinas que as meninas receberam é o mesmo que é dado em outras regiões do Brasil e que não há motivo para preocupação. A Secretaria de Saúde da cidade ainda informou que não vai trocar o lote. A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que esse tipo de reação é rara.
Vacinação contra HPV
A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) faz parte do calendário nacional de imunizações e atualmente está disponível gratuitamente apenas para meninas entre 11 e 13 anos. A segunda dose da vacina começou a ser aplicada no dia 1º deste mês.  A vacinação será feita nos postos de saúde e em escolas públicas e particulares que mostrarem interesse em imunizar suas alunas. A primeira dose foi aplicada em março deste ano.
"Vacina contra HPV é altamente segura", garante especialistaO vírus do HPV é transmitido por meio do contato sexual e responsável pela quase totalidade dos casos de câncer de colo do útero. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama, e a segunda causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário