sábado, 6 de setembro de 2014

IBOPE e os números reais das eleições 2014

charge
O IBOPE, um instituto de pesquisas nacional, enfim realizou a primeira pesquisa para as eleições de 2014 e mostrou números bem diferentes dos que haviam sido apresentados até o momento.
De acordo com a pesquisa IBOPE, a corrida pelo Governo do Maranhão está mais equilibrada que se imaginava. O candidato do PCdoB, Flávio Dino, aparece em primeiro com 42% contra 30% do candidato Lobão Filho (PMDB), ou seja, a diferença é de apenas 12% faltando 30 dias, aproximadamente, para o pleito de 05 de outubro.
Os números se aproximam da realidade dos volumes de campanha dos dois candidatos, bem diferente dos 30% que alguns institutos ligados à candidatura comunista queriam fazer o eleitor maranhense acreditar.
Com uma diferença de 12%, a eleição está totalmente indefinida. Além disso, com esses números já cresce realmente a possibilidade de um segundo turno nas eleições, algo inimaginável a bem pouco tempo.
Antônio Pedrosa (PSOL) é o terceiro colocado com 2%, os outros três candidatos – Saulo Arcangelli (PSTU), Zéluis Lago (PPL) e Josivaldo Correa (PCB) – possuem 1% cada um dos concorrentes. Brancos e nulos somam 5% e indecisos chegam a 18%.
gastaovieira1Senado – Já a corrida para o Senado, como era esperado, o deputado federal Gastão Vieira (PMDB), ultrapassou o seu principal adversário na disputa, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB).
De acordo com o IBOPE, Gastão Vieira soma 29% contra 19% de Roberto Rocha e vai caminhando numa crescente para uma vitória tranquila.
Haroldo Saboia (PSOL) aparece em terceiro com 4%, com 2% estão empatados Gersão (PPL) e Marcos Silva (PSTU), já Evan de Andrade aparece com 1%. Brancos e nulos somam 8% e indecisos chegam a 32%.
Presidente – Na disputa presidencial no Maranhão, como era esperado, a presidente Dilma Rousseff (PT) continua voando em céu de brigadeiro. A petista aparece com 59%, contra 24% de Marina Silva (PSB) que vem na segunda colocação. Aécio Neves soma apenas 5% e os demais candidatos somados chegam a 2%. Brancos e nulos somam 2% e indecisos chegam a 8%.
A pesquisa IBOPE foi contratada pela TV Mirante, atendendo recomendação da TV Globo, e foi realizada entre os dias 01 e 06 de setembro. O levantamento ouvirá 1.204 eleitores e foi registrado sobre o protocolo MA-0040/2014 no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo BR-00542/2014. A margem de erro da pesquisa é de 3%.
fonte : blog do jorge aragão 

Um comentário: