terça-feira, 16 de setembro de 2014

Estados Unidos fazem primeiro ataque ao grupo fundamentalista Estado Islâmico

Artilharia aérea destruiu seis veículos e uma posição estratégica

Estados Unidos fazem primeiro ataque ao grupo fundamentalista Estado Islâmico AFP/ECPAD / EMA /ARMEE DE L'AIR
Os Estados Unidos atacaram pela primeira vez posições do grupo fundamentalista Estado Islâmico (EI) perto de Bagdá, desde que lançaram, há um mês, campanha aérea contra os militantes islamitas. A informação foi inicialmente divulgada por uma fonte anônima e, mais tarde, confirmada pelo exército americano.
 — O ataque aéreo a sudoeste de Bagdá foi o primeiro a fazer parte dos nossos esforços adicionais, que vão além da proteção do nosso pessoal e das missões humanitárias. O objetivo é atingir alvos do Estado Islâmico, no momento em que as forças iraquianas estão atacando, como foi definido pelo presidente em discurso —informou o Exército em comunicado.
Os ataques destruíram seis veículos do EI perto de Sinjar e uma posição estratégica a sudoeste de Bagdá, que abria fogo sobre as forças iraquianas. Essas investidas elevam o número de ataques aéreos no Iraque para 162.
Os Estados Unidos começaram, no mês passado, a lançar ataques aéreos contra as posições do Estado Islâmico no Norte do Iraque, mas o anúncio desta segunda-feira, de que a campanha tinha atingido os jihadistas perto da capital, marca uma escalada no âmbito da missão.
O ataque ocorre menos de uma semana depois de o presidente norte-americano, Barack Obama, ter ordenado uma guerra "implacável" contra o Estado Islâmico, em anúncio feito à nação.

*Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário