sábado, 7 de março de 2015

SÃO LUÍS-MA: 101 casarões do Centro Histórico de São Luís estão em situação de risco

Prédios e imóveis do Centro Histórico de São Luís começaram a passar por vistorias realizadas por equipes técnicas do Corpo de Bombeiros, que analisam o grau de vulnerabilidade, as condições das instalações e estruturas físicas das construções. De acordo com os últimos dados, existem 101 casarões em situação de risco.
                   

Segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Izac Matos, as equipes estão fazendo o registro de imagens desses locais e todos os proprietários estão sendo identificados. Após o levantamento, a Defesa Civil estabelecerá um plano de ação em conjunto com outros órgãos municipais, estaduais e federais para intervir em casos de perigo iminente de desabamento. Também será emitido um laudo técnico com o diagnóstico de todos os imóveis.
O objetivo é atualizar as informações sobre a infraestrutura dos imóveis, bem como diagnosticar as áreas de risco, principalmente com o início das chuvas na capital maranhense. “Esse monitoramento é feito anualmente, para atualizar os dados e produzir um diagnóstico real da situação em que se encontram esses casarões” explicou o tenente-coronel Izac Matos.
A Defesa Civil Estadual, juntamente com órgãos como o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MA) e a Defesa Civil Municipal, estudam medidas de prevenção, orientação e notificação dos proprietários.
meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário